Início > Eletrônica > Tutoriais > Porta Paralela

Olá visitante!

Esse tutorial tem como objetivo mostrar alguns circuitos para serem utilizados ligados na porta paralela do pc. Não vou entrar em questões sobre o funcionamento da paralela, pois este material encontra-se muito bem explicado no site Rogercom.com (acesse aqui). Abaixo seguem alguns projetinhos para ligar na porta paralela do pc, que automatizam algumas minuterias, e projetos que a sua imaginação crie.

Muito CUIDADO ao trabalhar com a porta paralela, qualquer curto, ou ligação mal feita podem estragar permanentemente a placa mãe do seu pc.

O portalrobotica não se responsabiliza por tais danos que podem ocorrer ao seu computador.

Abraço,
Eduardo,
Web-master


O conector DB25

O DB25 é um conector que fica na parte de trás do gabinete do computador, e é através deste, que o cabo paralelo se conecta ao computador para poder enviar e receber dados.

No DB25, um pino está em nível lógico 0 quando a tensão elétrica no mesmo está entre 0 à 0,4v. Um pino se encontra em nível lógico 1 quando a tensão elétrica no mesmo está acima de 3.1 e até 5v.

A figura abaixo mostra o conector padrão DB25, com 25 pinos, onde cada pino tem um nome que o identifica:

DB25 que fica atrás do Micro:

Conector Macho do Cabo Paralelo:

Foto do conector DB25 macho do cabo Paralelo:

CENTRONICS 36 PINOS

O conector macho Centronics 36 pinos faz parte do cabo da impressora, é através deste cabo que a impressora é conectada ao computador.

Quando desenvolvemos uma projeto que utilize uma interface para conectarmos ao computador, poderemos utilizar um conector centronics 36 pinos fêmea, isso faz com que nossa interface aproveite o cabo da impressora, onde poderemos conseguir com facilidade em lojas de Informática.

A figura abaixo mostra o conector Centronics 36 pinos e sua descrição:


Ligação Centronics 36 pinos:

1 Strob
2 ao 9 Dados (D0...D7)
10 Ack
11 Busy
12 Paper End
13 Select Out
14 Auto Feed
15 ao 18 Não conectato
19 ao 30 GROUND
31 Init
32 Error
33 GROUND
34 a 35 Não conectato
36 Select In

 


Projeto 1

A princípio o objetivo do circuito-1 é de ligar e desligar oito LEDs, conectados através de uma cabo à Porta Paralela.
No esboço abaixo, observe que o terminal do catodo (K) dos LEDs estão ligados aos terminais dos resistores, que estes por si, estão ligados através do cabo aos pinos do DB25. Se invertidos, o circuito não funcionará. Observe a enumeração da pinagem do conector DB25.

Lista de componentes:
1 (um) Cabo Paralelo - o mesmo utilizado pela impressora;
8 (oito) Resistores (R1 a R8) todos de 470 ohm (amarelo, violeta e marrom);
8 (oito) LEDs (L1 a L8) comuns de qualquer cor.
Geral: fios, fero de soldar, solda etc.


Projeto 2

A princípio, o objetivo do circuito 2, é de ligar e desligar aparelhos eletro/eletrônicos como: motores, portas e portões elétricos, fechaduras elétricas, rádios, televisões, etc. Mas você pode muito bem através de um programa de computador controlar braços de robôs, temporizadores, controles automáticos e muito mais.

No circuito acima, o chip 74LS541 é usado para proteger a Porta Paralela de altas correntes. Ele é alimentado com 5v, diferente da outra parte do circuito que controla o relê, que precisa de 12v para ser acionado. Os contatos do relê devem suportar 220v/10A, para que você possa acionar aparelhos de potência.

Neste circuito você pode controlar até oito aparelhos simultaneamente, a partir das saídas S1 a S8.

Se você desejar controlar mais que um aparelho, adicione mais circuitos, idênticos ao da saída S1, às demais saídas (S2 a S8).

Atenção!

O circuito acima trabalha ligado a Rede elétrica 110/220v. Tome muito cuidado ao conectar os componentes, um fio ligado na posição errada é fatal, tanto para você como para seu computador. Seja coerente, se você não conhece o suficiente de eletro/eletrônica, solicite a ajuda de um profissional.

Lista de componentes:
1 (um) Cabo Paralelo - o mesmo utilizado pela impressora;
1 (um) LED verde;
1 (um) diodo 1N4148;
1 (um) Resistor R1: 2,2K ohm (vermelho, vermelho e vermelho);
1 (um) Resistor R2: 470 ohm (amarelo, violeta e marrom);
1 (um) Transístor BD 137;
1 (um) Circuito integrado buffer 74LS541;
1 (um) Relê 12 volts na bobina - cargas até 220v/10A
1 (uma) fonte de alimentação estabilizada de 5 a 12volts;
Geral: fios, fero de soldar, solda etc.


Projeto 3

Com o circuito 3 conectado à Porta Paralela você poderá enviar sinais para dentro de seu computador através das entradas E1 a E 5.

Para enviar um bit através da entrada E1, ligue-a direto ao negativo da fonte de alimentação (0v), ou instale um interruptor para ficar mais prático.

Como o circuito abaixo utiliza um Circuito Integrado buffer, que tem o poder de amplificar o sinal recebido, você poderá estender os cabos conectados as entradas (E1 a E5) a mais ou menos 20m de distância. Faça testes.



Todos os créditos para Rogercom.com (acesse aqui)

 

Porta Paralela

Última atualização ( Seg, 10 de Agosto de 2009 12:19 )

Pesquisa Google